Secadores Por Absorção Chicago Pneumatic Cpda

Descrição

Dimensionamento
Vazão Tabelada = Q * F1 * F2 * F3 * F4

Condições de Rererência
Pressão: 7 bar
Temperatura: 38°C
Ponto de Orvalho: -20°C/-40°C

Determinadas aplicações de ar comprimido requerem um teor de umidade muito baixo (ponto de orvalho negativo entre –5 a –70°C aproximadamente), não sendo atendidos pelos sistemas de secagem por refrigeração (ponto de orvalho +3°C). Neste caso deveremos utilizar o secador que opera pelo princípio da adsorção.

A adsorção é um processo físico que leva à fixação de certas moléculas de gás (no nosso caso o vapor d'água) na superfície de produtos sólidos chamados materiais de adsorção, adsorventes ou adsorvedores. Este processo é de elevado rendimento, visto que os materiais de adsorção são facilmente regenerados depois de alcançada sua saturação (a quente ou a frio).

Com relação ao ar comprimido, o sistema de adsorção permite eliminar radicalmente o vapor d'água presente na mistura. Com este sistema é possível atualmente obter pontos de orvalho próximos de -100°C.

Os adsorventes são produtos extremamente porosos, sendo comum possuírem superfícies específicas de 500 a 1.000 m² por grama. E é esta imensa superfície que cria a condição essencial ao fenômeno de adsorção (que é comparável ao conhecido fenômeno da condensação) e que vem a ser, em ultima análise, um fenômeno de superfície.

A regeneração (também chamada de reativação) dos materiais de adsorção é a eliminação ou evaporação da água que os mesmos adsorveram do ar comprimido. Esta regeneração pode ser realizada através da "lavagem" do material de adsorção saturado com ar comprimido seco e aquecido (linha CPDH), ou com ar frio e seco pressurizado (linha CPDA).

 
 

Secadores Por Absorção
 

Linha CPC Compressor
 

Compressor Parafuso
De 40 Hp A 100 Hp Cabinado
 

Compressor Parafuso
 

Secador De Ar Comprimido
 

Filtros Coalescentes Cpfx